Muito Obrigado, 2021 e um próspero 2022!

Fala pessoal!

Estou iniciando uma série de textos que terá por finalidade trazer um pouco das minhas reflexões e aprendizados ao empreender na área de produções audiovisuais e eventos.

E nesse primeiro texto, eu quero compartilhar com toda a rede que envolve a Jplay um primeiro sentimento de gratidão por vocês existirem.

Sem dúvida alguma, os anos de 2020 e 2021 devem ter sido desafiadores para todos, mas se você está lendo este texto, é porque de alguma forma você faz parte de nosso projeto seja como cliente, parceiro, fornecedor, amigo, parente ou seguidor, e quero agradecer porque enfrentar os desafios com boas pessoas ao nosso lado faz muita diferença. Um like, um comentário, um compartilhamento, uma venda, um reconhecimento nos motivam demais a continuar firmes em nossa missão: Conectar pessoas, histórias, emoções e conhecimento através de uma experiência audiovisual impecável.

Espero que você também esteja bem e que a JPlay de alguma forma contribua na sua missão.

Esse período de final de ano sempre traz grandes reflexões, e gostaria de trazer alguns aprendizados que eu tive esse ano com a JPlay.

1. Espere o melhor mas esteja preparado para o pior

Flávio Augusto é um dos grandes empreendedores que eu admiro, influenciou minha caminhada, e me trouxe essa reflexão. De fato, a pandemia nos pegou de surpresa e muitos achavam inicialmente que ela duraria no máximo seis meses, um ano. E estamos aí há quase dois anos com algumas incertezas. Tivemos que nos reinventar, mas a real é que estávamos preparados para esse cenário. Lá atrás investimos em uma estrutura de livestreaming e por mais que esse não fosse o nosso core business ao longo desses dois últimos anos, essa “aposta” se tornou algo imprescindível para que superássemos a crise.

2. Cuide de seus stakeholders

“Quer ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe vá acompanhado”. Acredito também que essa frase faz muito sentido. Vejo muitos empreendedores autônomos ou chefes que crescem rapidamente, por vezes, até atropelando algumas pessoas e valores. Conseguem inclusive atingir algum sucesso financeiro, mas todos os empreendimentos que tiveram um crescimento sustentável, baseado em fortes pilares e propósito cuidaram muito bem dos seus relacionamentos com funcionários, clientes e fornecedores.

 

3. Liderança pelo exemplo

Relutei por algum tempo sobre isso. Achava que isso não era suficiente e de fato continuo acreditando nisso, mas entendi que o exemplo é um pré-requisito da liderança. Sem dar o exemplo, os líderes não conseguem gerir e nem exigir que seus liderados atinjam os resultados desejados. Muitos não vão seguir o seu exemplo e esses talvez não devam estar no seu time, mas se você não der o exemplo, não conseguirá ter líderes que o seguirão.

4. Gere resultados

O melhor cuidado que você pode entregar para os seus clientes é gerar valor a eles. O atendimento e relacionamento são muito importantes, mas sem um resultado efetivo para resolver os seus problemas não é algo sustentável. Seja efetivo e eficaz nas soluções.

 

5. Afie seu machado

Há momentos nas produções que somos simplesmente “engolidos” pela demanda, de tanto trabalho que temos. Mas isso não acontece todo o ano, portanto, nesses momentos onde a demanda é menor, se prepare para aprender, se capacitar e testar. Afie seu machado para fazer um corte certeiro!

6. PDCA

Faça com qualidade, e rápido. Erre rápido, e corrija rápido. Simples assim. Plan, do, check and act. Apesar desse conceito ser simples e de fácil execução, muitos se perdem nele.

Vejam, eu disse “faça com qualidade, e rápido”. Ser rápido não é fazer apressadamente e nem de qualquer jeito, mas errar e corrigir rapidamente leva a excelência.

 

7. Seja feliz

Há momentos em que os desafios são grandes, mas ser feliz é fazer boas escolhas e sustentá-las. Se responsabilizar pela sua felicidade e pelas suas ações é a primeira tarefa de uma pessoa que busca a felicidade e eu acredito que isso não seja um fim, mas um meio. Que aprendamos a ver a felicidade em meio aos nossos desafios pessoais e profissionais.

Agradeço a atenção e espero estarmos ainda mais próximos no ano que vem!

Conto com vocês!

Abraços,

Anselmo.

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